OIKODOMEI

Seguidores

GEOMAPA

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Desenvolva a autodisciplina


Conta-se que, um dia, Frederico, o Grande, rei da Prússia, estava caminhando pela periferia de Berlim quando encontrou um homem muito idoso que seguia empertigado e resoluto na direção oposta.
_ Quem és? _ perguntou Frederico ao súdito.
_ Sou um rei _ respondeu o velho.
_ Um rei! _ garhalhou Frederico. _ Sobre qual reino?
_ Sobre mim _ foi a resposta orgulhosa daquele senhor.
Cada um de nós é um monarca sobre a própria vida. Somos responsáveis pelo governo de nossas ações e decisões. É preciso ter caráter e autodisciplina para tomar decisões boas e coerentes, fazer o correto quando necessário e refrear o impulso dos erros repetidos. Sem esse esforço, deixamos de exercitar o autocontrole _ fazemos ou dizemos coisas das quais nos arrependemos, perdemos oportunidades que se apresentam diante de nós e mergulhamos em dívidas. Como afirmou o rei Salomão, "O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta"(Pv 22.7).
No artigo "Decision of Character" [ "Firmeza de caráter" ], o ensaísta britânico John Foster escreve: "Um homem sem firmeza de caráter nunca pode ser considerado dono de si. Ele pertence a qualquer coisa que possa fazê-lo cativo." Quando somos tolos, queremos conquistar o mundo; quando somos sábios, queremos conquistar a nós mesmos. Isso começa quando fazemos a coisa certa, não importa como nos sintamos a respeito.

John C. Maxwell
Livro de ouro da liderança. Pg 29...

Um comentário:

  1. Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, pode deixar um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir. Abraço.
    António.

    ResponderExcluir